Home » Archives for novembro 2015
Tema: História-Brasil
O movimento pelas Diretas Já (1984), que levou milhões de brasileiros às ruas, reivindicava:
a. a realização das primeiras eleições municipais e estaduais desde o golpe de 64.
b. o pluripartidarismo, uma vez que até aquele momento as eleições eram disputadas entre dos partidos -- ARENA e MDB.
c. o direito do voto feminino e do voto do analfabeto, proibido pelos militares depois de 64.
d. o fim dos senadores biônicos, que eram indicados pelos generais para ocupar lugar de destaque no Senado.
e. o fim da ditadura militar, por meio de eleições para a presidência da República, ainda naquele ano.
Segundo a História do Brasil, o grande movimento denominado de Diretas Já apoiavam o projeto de lei proposto pelo deputado Dante de Oliveira que almejava a realização de eleições diretas para presidente do país. O movimento teve a participação dos mais variados setores da sociedade e apontava claramente que a ditadura e os militares tinham seus dias contados na lideranã do Brasil.
Quem tiver interesse em ler mais acerca de este tema:
Tema: História-Brasil
Em alguns países latino-americanos surgiram, a partir de 1930, regimes populistas como os de Getúlio, no Brasil, Juan Domingo Perón, na Argentina, e Lázaro Cárdenas no México.
Esses regimes caracterizavam-se por defender:
a. a redistribuição de renda entre as camadas mais pobres da população.
b. reformas sociais limitadas, para manter o apoio popular.
c. o aumento salarial para todos.
d. a ampliação do mercado interno.
e. a reforma agrária.
Segundo a História do Brasil, o ex presidente Getúlio Vargas intentava implantar no Brasil um novo governo que fosse substancialmente diferente daquele que era feito até então. Se esforçou em apresentar um governo novo na história do Brasil. Todos os seus projetos como chefe de estado eram sempre muito propagandeados e sempre apresentados como frutos da grande clarividência e bondade do presidente.
Quanto às reformas sociais, elas foram associadas à continuação dos princípios renovadores que teriam sido as forças propulsoras da revolução de 1930. Getúlio defendia a extensão das leis trabalhistas aos trabalhadores do campo e deixava claro que isso se daria sem o apelo à luta de classes. Então concluímos que a resposta seria a letra "B" já que a busca maior do governo foi a de implantar uma reforma social direcionada ao apoio popular, porém considerada limitada.
Quem tiver interesse em ler mais acerca de este tema:
Tema: História-Brasil
O presidente Rodriguez Alves (1902-1906) governou o Brasil com a preocupação de fazer da capital federal um símbolo de modernidade e do Brasil uma nação inserida na ordem civilizada internacional.
Foi, por tanto, em seu governo que a capital,
a. Rio de Janeiro, viveu importantes transformações no setor de transportes, com a construção da Estrada de Ferro Mauá.
b. Bahia, viveu a construção do novo porto, que permitia receber navios de grande calado.
c. Brasília, passou por transformações urbanas, entre elas a construção da Avenida Central.
d. Rio de Janeiro, passou por uma onda modernizadora que incluiu ações contra a febre amarela e a varíola.
e. Bahia, tive seus casarões postos abaixo, e, onde antes existiam cortiços, modernos edifícios foram construídos.
Segundo a História do Brasil, o governo do presidente Rodriguez Alves foi destacado pela campanha da vacina obrigatória e pela reforma urbana da cidade de Rio de Janeiro que era nesse tempo a capital do Brasil.
Cabe mencionar que neste governo houve também melhorias nas estradas, e a construção do Teatro Municipal de Rio de Janeiro.
Ademais é muito importante mencionar também que neste governo o presidente comprou a região de Acre da Bolívia, pelo tratado de Petrópolis e deixou a presidência com grande prestígio, sendo chamado "O grande Presidente".
Quem tiver interesse em ler mais acerca de este tema:
Tema: História-Economia
Adam Smith, teórico do liberalismo econômico, cuja obra, Riqueza das Nações constitui o baluarte, a cartilha do capitalismo liberal, considerava
a. a política protecionista e manufatureira como elemento básico para desenvolver a riqueza da nação.
b. necessária a abolição das aduanas internas, das regulamentações então existentes nos países.
c. a propriedade privada como a raiz das infelicidades humanas, daí toda a economia ter de ser controlada pelo estado.
d. a terra como fonte de toda riqueza, enquanto a indústria e comércio apenas transformavam ou faziam circular a riqueza natural.
e. o trabalho como fonte de toda a riqueza, dizendo que, com a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio, a harmonia e a justiça social seriam alcançadas.
Segundo a História de Adam Smith o famoso "Formulador da Teoria Econômica" na sua ilustre obra "A Riqueza das Nações", podemos concluir que: segundo ele o governo não precisa interferir na economia. Ele promove um mercado livre que produza bens na quantidade e no preço que a sociedade espera, e isso só acontece porque a sociedade, na busca por lucros irá responder às exigências do mercado (ou seja apareceram mais concorrentes e ganhara mais quem faça um melhor produto a um melhor preço). Ainda depois ele afirma que cada individuo procura apenas seu próprio ganho, perseguindo seus próprios interesses, com o qual existiria justiça social e harmonia. Então concluímos que a resposta seria a letra "E", já que engloba o pensamento geral da famosa obra.
Quem tiver interesse em ler mais acerca de este tema:
Tema: História
O engenho foi um marco dentro do Brasil colonial.
Podemos dizer que ele era o símbolo
a. do poderio dos senhores de terras e erguia-se como modelo de organização da Colônia.
b. da resistência negra, pois lá os negros se organizavam e realizavam seus constantes levantes contra os brancos.
c. da luta contra a monarquia, uma vez que os senhores de terras desejavam o livre comércio, proibido pelos imperadores.
d. do movimento republicano, já que os senhores há muito tempo buscavam liberdades, como o fim da escravidão e da monarquia.
e. do capitalismo colonial, uma vez que valorizava a mão de obra assalariada, captada da corrente imigratória do século XIX.
Segundo a História do Brasil no tema "Engenho Colonial no Brasil", é afirmado que o engenho colonial era a unidade de produção de açúcar no Brasil colonial. Ele compreendia as terras cultivadas, instalações voltadas para a produção de açúcar e moradias. Estavam ao poder dos senhores de terras, ricos proprietários rurais e erguia-se como modelo de organização da colonia já que dito engenho era dividido em setores tais como: a casa grande: que era a residência do senhor do engenho e sua família e era o centro de poder do engenho colonial; a senzala: que era a moradia dos escravos que trabalhavam no engenho e outros setores, tudo com real organização.
Quem tiver interesse em ler mais acerca de este tema: