Tema: História-Economia
Questão 3:
Adam Smith, teórico do liberalismo econômico, cuja obra, Riqueza das Nações constitui o baluarte, a cartilha do capitalismo liberal, considerava
a. a política protecionista e manufatureira como elemento básico para desenvolver a riqueza da nação.
b. necessária a abolição das aduanas internas, das regulamentações então existentes nos países.
c. a propriedade privada como a raiz das infelicidades humanas, daí toda a economia ter de ser controlada pelo estado.
d. a terra como fonte de toda riqueza, enquanto a indústria e comércio apenas transformavam ou faziam circular a riqueza natural.
e. o trabalho como fonte de toda a riqueza, dizendo que, com a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio, a harmonia e a justiça social seriam alcançadas.
Resposta: E
Segundo a História de Adam Smith o famoso "Formulador da Teoria Econômica" na sua ilustre obra "A Riqueza das Nações", podemos concluir que: segundo ele o governo não precisa interferir na economia. Ele promove um mercado livre que produza bens na quantidade e no preço que a sociedade espera, e isso só acontece porque a sociedade, na busca por lucros irá responder às exigências do mercado (ou seja apareceram mais concorrentes e ganhara mais quem faça um melhor produto a um melhor preço). Ainda depois ele afirma que cada individuo procura apenas seu próprio ganho, perseguindo seus próprios interesses, com o qual existiria justiça social e harmonia. Então concluímos que a resposta seria a letra "E", já que engloba o pensamento geral da famosa obra.
Quem tiver interesse em ler mais acerca de este tema:
0 comentários:
Postar um comentário