Tema: História
Questão 2:
O engenho foi um marco dentro do Brasil colonial.
Podemos dizer que ele era o símbolo
Podemos dizer que ele era o símbolo
a. do poderio dos senhores de terras e erguia-se como modelo de organização da Colônia.
b. da resistência negra, pois lá os negros se organizavam e realizavam seus constantes levantes contra os brancos.
c. da luta contra a monarquia, uma vez que os senhores de terras desejavam o livre comércio, proibido pelos imperadores.
d. do movimento republicano, já que os senhores há muito tempo buscavam liberdades, como o fim da escravidão e da monarquia.
e. do capitalismo colonial, uma vez que valorizava a mão de obra assalariada, captada da corrente imigratória do século XIX.
Resposta: A
Segundo a História do Brasil no tema "Engenho Colonial no Brasil", é afirmado que o engenho colonial era a unidade de produção de açúcar no Brasil colonial. Ele compreendia as terras cultivadas, instalações voltadas para a produção de açúcar e moradias. Estavam ao poder dos senhores de terras, ricos proprietários rurais e erguia-se como modelo de organização da colonia já que dito engenho era dividido em setores tais como: a casa grande: que era a residência do senhor do engenho e sua família e era o centro de poder do engenho colonial; a senzala: que era a moradia dos escravos que trabalhavam no engenho e outros setores, tudo com real organização.
Quem tiver interesse em ler mais acerca de este tema:
0 comentários:
Postar um comentário