Questões e Soluções da prova do Segundo Semestre - ano 2016: Questão 10

Tema: Raciocínio Lógico


Questão 10:

Considere o diagrama de Euler-Venn da figura.
 No diagrama, tem-se que:
  • U: representa o conjunto dos alunos da Fatec São Paulo;
  • M: conjunto dos alunos da Fatec São Paulo que cursam Tecnologia de Materiais;
  • F: conjunto dos alunos da Fatec São Paulo que participam do curso de reforço de Física Aplicada;
  • S: conjunto dos alunos do curso de Tecnologia de Materiais da Fatec São Paulo que estão no segundo semestre.
Assim, sendo conclui-se que a região sombreada representa o conjunto dos alunos da Fatec São Paulo que, de modo inequívoco, são caracterizados como        
  • (A)  Alunos de Tecnologia de Materiais ou que participam do curso de reforço de Física Aplicada, e que não estão no segundo semestre.
  • (B) alunos de Tecnologia de Materiais ou que participam do curso de reforço de Física Aplicada, e que estão no segundo semestre.
  • (C)  alunos de Tecnologia de Materiais e que participam do curso de reforço de Física Aplicada, e que estão no segundo semestre.
  • (D) alunos de Tecnologia de Materiais e que participam do curso de reforço de Física Aplicada, e que não estão no segundo semestre.
  • (E)  alunos de Tecnologia de Materiais e que não participam do curso de reforço de Física Aplicada, ou que não estão no segundo semestre.

    Solução

 Tentei deixar o diagrama de Euler-Venn de uma forma mais fácil de enxergar os conjuntos e poder tirar nossas próprias conclusões, vejamos:

  Mediante esta figura podemos concluir que a área requerida é a que contém parte del conjunto M (conjunto de alunos da fatec São Paulo que cursam Tecnologia de Materiais) y também contem parte do conjunto F (conjunto dos alunos da Fatec São Paulo que participam do curso de reforço de Fisica Aplicada.)
Podemos afirmar então que a resposta mais coerente seria a letra (D) alunos de tecnologia de materiais e que participam do curso de reforço de Física Aplicada, e que não estão no segundo semestre.
Quem tiver interesse em ler mais acerca deste tema, deixo este link:
Postagem mais recente Postagem mais antiga

    Share This

0 comentários:

Postar um comentário