Questões e soluções da prova do ano 2009

Tema: História


Questão 1:
As civilizações da antiguidade clássica – Grécia e Roma desenvolveram uma estrutura socioeconômica alicerçada no escravismo. Sobre essa temática, pode se afirmar que
I.                    a escravidão foi indispensável para a manutenção do ideal democrático em Atenas, uma vez que os cidadãos ficavam desincumbidos dos trabalhos manuais e das tarefas ligadas à sobrevivência.
II.                  A escravidão foi abolida em Atenas quando Péricles estabeleceu o direito político a todos os cidadãos, reconhecendo, dessa forma, a igualdade jurídica e social da população da Grécia.
III.                Os escravos romanos, por terem pequenas propriedades e direitos políticos, conviveram pacificamente com os cidadãos romanos, como forma de evitar conflitos e a perda de direitos.
IV.                Os escravos romanos, que se multiplicavam com o expansionismo de Roma, estavam submetidos à autoridade de seu senhor, e sua condição obedecia mais ao direito privado do que ao direito publico.
É correto apenas o que se apresenta em

(A)   I e II               (B) I e IV              (C) II e III             (D) II e IV            (E) III e IV  

Resposta:  B


Segundo o tema: "História da civilização Romana" diz que: os escravos eram, em sua maioria, prisioneiros de guerra. Trabalhavam nas mais diversas atividades, como serviços domésticos e trabalhos agrícolas. Eram considerados como bem material, propriedade do senhor, que tinha o direito de castigá-lo, vendê-lo, alugar seus serviços e decidir sobre sua vida ou morte.  Além disso diz também que seu trabalho, no artesanato e na agricultura, era decisivo para a produção de bens necessários para a sociedade. Então podemos deduzir que a escravidão foi indispensável para a manutenção do ideal democrático em Atenas, assim como também eles se multiplicavam como o expansionismo e estavam submetidos à autoridade de seu senhor.
     Veja mais em: História da Civilização Romana
Postagem mais recente Postagem mais antiga

    Share This

0 comentários:

Postar um comentário