Mais Visitadas [active]

New Updates
Sidebar
Recent posts from different topics.

Alunos do interior de SP fazem projeto para criar um 'predador natural de pragas'





Ação é realizada no curso de agronegócio da Fatec Itapetininga (SP).
'Controle biológico traz benefícios a produtor e consumidor', diz estudante.


Estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) em Itapetininga (SP) desenvolvem um projeto para a criação de um "predador" natural de pragas em alimentos. O método, testado no curso de agronegócio, substitui a forma tradicional de combate com uso de pesticidas que podem ser prejudiciais à saúde. "O controle biológico é eficiente porque ele traz beneficios ao produtor, que vende um material diferenciado, e ao consumidor também, pois se alimentará de um produto com menos resíduos agrotóxicos" aponta a aluna Caroline Domingues de Moura.

O professor responsável pela ação, Paulo Mendes, conta que os estudantes cultivam frutas e deixam que larvas e moscas nasçam nelas. Os insetos são coletados com armadilhas e, em seguida, passam por testes em laboratórios. Com base neste levantamento, os técnicos criam o defensivo para combater as pestes. "Neste projeto, trabalhamos com moscas de frutas. Hoje, perante as técnicas de controle biológico, é possível criar os inimigos naturais em laboratório e depois liberá-los em uma área maior", explica.
De acordo com o Ministério de Agricultura, o Brasil é o país que mais consome agrotóxico no planeta, com quase 1,5 bilhão de quilos por ano. O número representa um consumo de sete quilos de pesticida por brasileiro. Ainda conforme dados do òrgão, como reflexo desta realidade, entre Janeiro de 2014 e Janeiro deste ano, a quantidade de agricultores que passaram a produzir alimentos orgânicos aumentou de 6,7 mil para 10,1 mil (crescimento de 51,7%).

Para a nutricionista Donata Bimbatti a adesão de produtos orgânicos no mercado é um bom sinal. Segundo ela, a população necessita criar o hábito de consumir mais alimentos naturais. “O consumo de alimentos orgânicos é benéfico, porque nós garantimos quase 100% das propriedades nutricionais com eles. Vale a pena pagar mais caro no vegetal, pelo menos garantimos mais qualidade e sabor na alimentação”, ressalta.

By Miguel Gaspar

Alunos do interior de SP fazem projeto para criar um 'predador natural de pragas'

Questões e Soluções da prova do Primeiro Semestre - ano 2014: Questão 9

Tema: Multidisciplinar

Questão 9:
Em toda produção industrial é comum que alguns itens fabricados estejam fora dos padrões estabelecidos e tenham que ser descartados.
Uma fábrica de pregos e parafusos calcula que 5% dos pregos produzidos são menores que o tamanho padronizado e que 3% dos parafusos produzidos são mais finos que a espessura padronizada. O restante da produção atende aos padrões estabelecidos. Do total da produção, 60% são pregos e 40% são parafusos.
Escolhe-se aleatoriamente um item produzido por essa fábrica. A probabilidade de ser um item de tamanho e espessura padronizados é de

(A).    95,4%.
(B).    95,6%.
(C).    95,8%.
(D).    96%.
(E).    96,2%.

    Resposta: C
Sabendo que o porcentagem de pregos totais é de 60% e que o 5% são pregos não padronizados então:
Sabendo que
60% = pregos totais
5% = pregos não padronizados
para não ter possibilidade de pegar algum prego não padronizado teria que restar dos 60% que é o total, estos 5% de pregos não padronizados, ou seja isto:
Total de pregos - 5% do Total de pregos
        60%         -           (5/100)60                =    57%

Agora sabendo que o porcentagem de parafusos totais é de 40%, e que o 3% são parafusos não padronizados então:
Sabendo que
40% = parafusos totais
3%parafusos não padronizados
para não ter possibilidade de pegar algum parafuso não padronizado teria que restar dos 40% que é o total, estes 3% de parafusos não padronizados, ou seja isto:
Total de parafusos - 3% do Total de parafusos
        40%         -           (3/100)40                =    38,8%

Agora a suma dos valores obtidos seriam as porcentagens onde não existem parafusos nem pregos não padronizados. Já que restamos de eles as duas porcentagens mencionadas na sentença. 

Realizando a suma obtemos:
                                                        57%   +   38,8%   =  95,8% representam a porcentagem onde não existem nem pregos nem parafusos não padronizados.


Quem tiver interesse em ler mais acerca de este tema:

By Miguel Gaspar

Questões e Soluções da prova do Primeiro Semestre - ano 2014: Questão 9