Mais Visitadas [active]

New Updates
Sidebar
Recent posts from different topics.

Questões e Soluções da prova do Primeiro Semestre - ano 2016: Questão 1

Tema: Multidisciplinar

Questão 01:

A maioria dos atletas olímpicos é lembrada por suas vitórias, ou seja, por medalhas de ouro. Mas um brasileiro ficará eternizado na história dos jogos por sua atitude exemplar diante de um fato surpreendente e inusitado na Olimpíada de 2004, em Atenas. O paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima tinha 35 anos quando ganhou a Medalha Pierre de Coubertin, um dos prêmios mais nobres concedidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a atletas que valorizam o esporte mais do que a própria vitória.
O brasileiro recebeu a honraria após a sua memorável participação na maratona olímpica, modalidade considerada a mais tradicional e que, por isso, foi destaque no dia do encerramento dos Jogos. Vanderlei liderava a prova até o 36o quilômetro, a 6 do final, quando foi atacado pelo ex-sacerdote Cornelius Horan, que invadira a pista. O golpe do fanático religioso irlandês derrubou o atleta, que teve de ser socorrido por alguns espectadores, numa das cenas mais lamentáveis, e ao mesmo tempo, emocionantes da historia das Olimpíadas.
Vanderlei perdeu fôlego, tempo, concentração e duas posições na prova, mas ainda assim conseguiu completar a maratona em terceiro lugar. Ao entrar no estádio Panathinaiko, ele foi aplaudido de pê pelos torcedores, que esperavam por sua chegada, e vibraram mais do que quando o italiano Stefano Baldini terminou o percurso na primeira colocação. Mostrando seu espírito esportivo, Vanderlei percorreu o trecho final da prova imitando um avião e com um sorrido no rosto.
                                                              http://tinyurl.com/pfwel5p  Acesso em: 12.09.2015. Adaptado.


Segundo o texto, é correto afirmar que o atleta Vanderlei Cordero

(A)  Demonstrou indignação ao sofrer a interferência do ex-sacerdote em 2014.
(B)  Foi derrubado por um atleta irlandês durante uma prova olímpica em Atenas.
(C)  Recebeu um prêmio por colocar o espirito olímpico acima do desejo da vitória.
(D)  Chegou em terceiro lugar na maratona de 2004, demonstrando descontentamento.
(E)  contundiu-se ao ser derrubado pelo atleta italiano na maratona de Atenas em 2004.

    Resposta: C
Refletindo sobre as informações apresentadas podemos resolver que o atleta Vanderlei Cordero "Recebeu um prêmio por colocar o espirito olímpico acima do desejo da vitória". Deduzimos isso já que na parte final do texto explica que o atleta Vanderlei Cordero mostra seu espírito esportivo, percorrendo o trecho final da prova imitando um avião e com um sorriso no rosto. Isso amostra claramente seu grande espírito olímpico acima das dificuldades e lamentáveis sucessos ocorridos com ele durante a competição.


                              Quem tiver interesse em ler mais acerca de este tema:

By Miguel Gaspar

Questões e Soluções da prova do Primeiro Semestre - ano 2016: Questão 1

Questões e Soluções da prova do Segundo Semestre - ano 2013: Questão 1

Tema: Multidisciplinar

Questão 1:
Leia o texto a seguir:
Como fazíamos sem botão
Uma estatística curiosa: a gente aperta por dia, em média, 125 botões. Isso apenas nas geringonças que carregamos conosco: celular, laptop, iPod. Essa historia do convívio humano com o botão começou por volta de 1893, quando a Central Electric Company, de Chicago, lançou o primeiro interruptor de luz, com dois botõezinhos: um branco para ligar e um preto para desligar.
Até então, apertar uma tecla não era atividade desconhecida - já a utilizávamos em pianos, telégrafos e, a partir de 1888, nas máquinas fotográficas da Kodak. Mas foi só no fim do século XIX que ferramentas manuais consagradas, como sinos e manivelas, começaram a ser substituídas por similares movidos a eletricidade. 
E de utilização fácil: no século XX, para usar qualquer coisa, bastava apertar o botão. Em vez de tocar um sino, apertava-se a campainha.
O preço disso? Quase ninguém sabe hoje fazer nada sem apertar um botão. Acender um lampião a gás ou manusear um elevador hidráulico, por exemplo, são tarefas consideradas dificílimas. Para comprovar essa situação, na California, em 2001, foi feita uma pesquisa em escolas de segundo grau. Resultado: constatou-se que quase 30% dos alunos não faziam ideia de como usar um telefone de disco.
(Álvaro Oppermann, revista Aventuras na História, maio de 2007. Adaptado)
Com base nas informações do texto, é correto afirmar que a:
(A) Central Electric Company, no final do século XIX, lançou os primeiros botões para acionar sofisticadas maquinas industriais.
(B) pesquisa aplicada em escoas públicas de segundo grau comprovou que 30% dos alunos jamais haviam visto um telefone de disco.
(C) estatística, citada no início do texto, é curiosa e surpreendente por constatar que, no dia a dia, esporadicamente apertamos botões.
(D) falta de conhecimento no manuseio de equipamentos sem botão pode ser considerada um aspecto negativo da inovação trazida pela empresa americana.
(E) substituição de sinos e manivelas por similares movidos a eletricidade ocorreu pela necessidade das empresas de baixar os altos custos de produção.            

Resposta:  D

  Segundo o meu entendimento lendo este texto, repete-se seguidamente que as pessoas não conseguem fazer nada sem usar botões e por consequência poderia se afirmar que este é um aspecto negativo causado pela inovação da empresa americana Central Electric Company. Então a opção mais exata para esta questão é a D: "a falta de conhecimento no manuseio de equipamentos sem botão pode ser considerada um aspecto negativo da inovação pela empresa americana".

By Miguel Gaspar

Questões e Soluções da prova do Segundo Semestre - ano 2013: Questão 1