Leia o texto a seguir:
(A) Central Electric Company, no final do século XIX, lançou os primeiros botões para acionar sofisticadas maquinas industriais.(B) pesquisa aplicada em escoas públicas de segundo grau comprovou que 30% dos alunos jamais haviam visto um telefone de disco.(C) estatística, citada no início do texto, é curiosa e surpreendente por constatar que, no dia a dia, esporadicamente apertamos botões.(E) substituição de sinos e manivelas por similares movidos a eletricidade ocorreu pela necessidade das empresas de baixar os altos custos de produção.
Como fazíamos sem botão
Uma estatística curiosa: a gente aperta por dia, em média, 125 botões. Isso apenas nas geringonças que carregamos conosco: celular, laptop, iPod. Essa historia do convívio humano com o botão começou por volta de 1893, quando a Central Electric Company, de Chicago, lançou o primeiro interruptor de luz, com dois botõezinhos: um branco para ligar e um preto para desligar.
Até então, apertar uma tecla não era atividade desconhecida - já a utilizávamos em pianos, telégrafos e, a partir de 1888, nas máquinas fotográficas da Kodak. Mas foi só no fim do século XIX que ferramentas manuais consagradas, como sinos e manivelas, começaram a ser substituídas por similares movidos a eletricidade.
E de utilização fácil: no século XX, para usar qualquer coisa, bastava apertar o botão. Em vez de tocar um sino, apertava-se a campainha.
O preço disso? Quase ninguém sabe hoje fazer nada sem apertar um botão. Acender um lampião a gás ou manusear um elevador hidráulico, por exemplo, são tarefas consideradas dificílimas. Para comprovar essa situação, na California, em 2001, foi feita uma pesquisa em escolas de segundo grau. Resultado: constatou-se que quase 30% dos alunos não faziam ideia de como usar um telefone de disco.
(Álvaro Oppermann, revista Aventuras na História, maio de 2007. Adaptado)
Com base nas informações do texto, é correto afirmar que a:
(D) falta de conhecimento no manuseio de equipamentos sem botão pode ser considerada um aspecto negativo da inovação trazida pela empresa americana.
Resposta: D
Segundo o meu entendimento lendo este texto, repete-se seguidamente que as pessoas não conseguem fazer nada sem usar botões e por consequência poderia se afirmar que este é um aspecto negativo causado pela inovação da empresa americana Central Electric Company. Então a opção mais exata para esta questão é a D: "a falta de conhecimento no manuseio de equipamentos sem botão pode ser considerada um aspecto negativo da inovação pela empresa americana".
0 comentários:
Postar um comentário