Questões e soluções da prova do ano 2014

Tema: Multidisciplinar

Questão 1:

De acordo com a mecânica clássica, são reconhecidos três tipos básicos de alavancas: a interfixa, a inter-resistente e a interpotente, definidas de acordo coom a posição relativa da força potente (F), da força resistente (R) e do ponto de apoio (P), conforme a figura 1.


Figura 1



Os seres vivos utilizam esse tipo de mecanismo para a realização de diversos movimentos. Isso ocorre como o corpo humano quando, por exemplo, os elementos ósseos e musculares do braço e do antebraço interagem para produzir movimentos e funcionam como uma alavanca, conforma a figura 2.

Figura 2

(commons.wikimedia.org/wiki/File:Biceps_(PSF).png Acesso em: 12.09.2013. Adaptado)

Nessa alavanca, o ponto de apoio está localizado na articulação entre o úmero, o radio e a ulna. A força potente é aplicada próximo à base do rádio, onde o tendão do bíceps se insere, e a força resistente corresponde ao peso do próprio antebraço.
Com base nessas informações, é possivel concluir, corretamente, que a contração do bíceps provoca no membro superior um movimento de 

(A) extensão, por um sistema de alavanca interfixa.
(B) extensão por um sistema de alavanca interpotente.
(C) flexão, por um sistema de alavanca inter-resistente.
(D) flexão, por um sistema de alavanca interpotente.
(E) flexão, por um sistema de alavanca interfixa.

 Resposta:  D

  Segundo a Mecânica Clássica o antebraço é classificado como uma alavanca de terceiro gênero ou interpotente (que quer dizer que a força potente esta localizada no meio do ponto de apoio e a resistência) e o movimento realizado é uma flexão, então a resposta seria a letra D: flexão, por um sistema de alavanca interpotente.
Veja mais em: Movimentos de flexão e extensão,  Alavancas - Máquinas Simples
Postagem mais recente Postagem mais antiga

    Share This

0 comentários:

Postar um comentário